O seu anúncio demora algum tempo para ir ao ar, antes ele passa por um processo de avaliação do Google que em geral leva alguns minutos, mas pode levar até 24h! Pedimos sempre 72h para ir avaliando as impressões e valores até conseguir estabilizar a sua campanha. Porém tudo depende do orçamento investido e da concorrência na região.
Primeiramente certifique-se de estar na área de cobertura do anúncio.
Entre no seu navegador e realize a pesquisa pelo seu produto ou serviço (não pelo nome da sua empresa), verifique toda a página (os ADS são compostos por até as 4 primeiras e 4 últimas posições). Refaça a pesquisa caso não apareça.
Se o número que está VISÍVEL no seu anúncio estiver errado, comunique-nos!
Caso o número esteja certo, mas quando você clica está aparecendo outro número no seu discador, veja a explicação abaixo:
Quando você anuncia na rede de pesquisa do Google, o anúncio pode ser exibido perto dos resultados de pesquisa quando alguém procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave (produtos ou serviços).
O Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas. Quando você pesquisa por uma empresa no Google Maps, será mostrado as informações dessa empresa, como endereço físico, contatos, site, como chegar e avaliações.
Os resultados orgânicos aparecem na pesquisa do Google e no Maps, porém são os resultados que não estão marcados como anúncio.
Se você não está encontrando o seu anúncio, vá para o tópico 6.
Os nossos anúncios são somente para a rede de pesquisa do Google, que não engloba outros sites de anuncios como OLX, Facebook Marketplace, Instagram ADS, etc.
Porém, utilizando uma ferramenta do Google, podemos adicionar o seu anúncio em vários sites, como OLX por exemplo. Veja o vídeo abaixo:
Para saber o que é a rede de pesquisa, vá para o tópico 4
Primeiro, certifique-se de ter pesquisado no lugar correto, assim como descrito no tópico 2.
Procure por toda a primeira página. Caso ela ainda não aparece, existem
alguns motivos para isso acontecer:
1. Vício: Se você está pesquisando com muita frequência o seu anúncio e não clica nele, o Google entende que esse anúncio não é relevante para você e para de mostrá-lo.
2. Concorrência: Como o Google ADS funciona como um leilão, à todo momento os lances para as palavras-chaves mudam. Pode ser que um concorrente esteja pagando um valor mais alto por clique e, dessa forma, o anúncio desse concorrente irá aparecer com mais frequência nas primeiras posições. Se o lance do seu concorrente for maior que o seu na mesma palavra-chave, o Google irá na maioria das vezes, mostrar o anúncio de seu concorrente à frente do seu.
3. Orçamento: Orçamento diário “OD” é o valor máximo por dia que o seu anúncio pode gastar. Quando você recebe 1 clique, é desse OD que é descontado um determinado valor (que é estipulado de acordo com o seu investimento e segmento) quando esse valor diário esgotar, o Google deixará de mostrar o seu anúncio, até o início do próximo dia. Caso o seu orçamento seja baixo, o Google pode estar segurando o seu anúncio para ele não gastar o orçamento rápido demais.
Certifique-se de não estar pesquisando no Google Maps. Para isso, veja o vídeo do tópico 4.
Se o seu concorrente está sempre à sua frente, provavelmente está investindo mais que você. O Google ADS funciona semelhante à um leilão, então quem “paga mais” geralmente vai estar à frente nos resultados de pesquisa. Caso você queira superá-lo, entre em contato com o nosso suporte e informe seu desejo para que possa ser calculado um valor de orçamento que você consiga brigar ou até superar a concorrência.
O Google Maps (Google meu negócio) classifica as empresas com base nas avaliações, qualidade do cadastro e proximidade ao cliente. Mantenha seu cadastro atualizado, e preencha todos os campos disponíveis com informações corretas para ter uma boa qualidade. Sobre as avaliações, Existem 2 parâmetros utilizados: quantidade e nota. Empresas com boas notas estarão à frente de empresas com notas piores, porém o número de avaliações é importante para a classificação, pois se a empresa de nota superior tiver menos avaliações pode ficar abaixo, dependendo do quão menor é seu número de avaliadores. O Google também procura apresentar os anunciantes mais próximos do cliente. Então se você pesquisar uma borracharia por exemplo, ele vai mostrar as borracharias que estiverem numa distância aceitável, e não borracharias de outra cidade. Sempre procurando buscar as mais próximas e classificá-las de acordo com os parâmetros citados anteriormente.
Conversões são cliques para entrar em contato. São divididos em 3 categorias:
WhatsApp: Clique no botão para mandar mensagem no WhatsApp.
Ligação: Clique no botão para efetuar uma ligação (dentro da página).
Call from ADS: ligação diretamente da rede de pesquisa, sem o cliente ter entrado na sua página.
Veja o vídeo explicativo abaixo:
Contatos ruins são comuns, em sua maioria são cliques evitáveis, mas parte desses cliques não são evitáveis pela forma com que a pesquisa é feita. É sempre um jogo entre o que vale e o que não vale a pena remover da campanha.
Na configuração da sua campanha, a nossa equipe deixa tudo preparado para que não seja exibida em pesquisas relacionadas a procura de emprego, porém, quando um “cliente” liga para pedir emprego, em geral não é uma pessoa que pesquisou sobre vagas, mas pesquisou sobre o serviço. Exemplo: Ao invés de pesquisar “vagas para eletricista”, a pessoa pesquisou apenas “eletricista”, e encontrando o seu anúncio, ligou para saber se sua empresa tem vagas disponíveis. Isso acontece com serviços também, a pessoa pode pesquisar “eletricista” e entrar em contato perguntando se você trabalha com carros importados. Nesse caso, a pessoa deveria ter pesquisado “auto elétrica” ou “eletricista automotivo”. Nesses dois casos, a forma da pesquisa foi equivocada. E esses cliques são dificilmente evitados, e o contato só ocorre pois a pessoa não leu sua página e não prestou atenção no seu anúncio.
Os locais configurados na campanha do Google nem sempre são precisos, há vários fatores que interferem nessa precisão:
O primeiro é a tecnologia, pois uma pessoa quando faz uma pesquisa, o Google utiliza de vários meios pra saber sua localização, se o GPS do celular não estiver ligado no modo precisão, essa localização pode ficar bastante atrasada. Também temos cada vez mais pessoas utilizando VPN, o que mascara sua posição podendo estar até em outro país.
Por fim, a movimentação. As pessoas estão se deslocando o tempo todo, e muitas vezes trabalham em uma cidade e moram na outra, então pesquisam algo para sua casa estando no trabalho, ou vice e versa.
Quando trabalhamos com raios de localização o erro tende a acontecer com maior frequência. Nós conseguimos minimizar esse erro aplicando algumas configurações na localização da sua campanha, mas não é infalível.
Existem regras e políticas que devem ser seguidas para poder anunciar.
Não podem conter nos anuncios os seguintes conteúdos:
1. Informações Inválidas: Número de telefone e endereço por exemplo são informações que não podem ser adicionadas no título do seu anúncio.
2. Conteúdo Inadequado: Não é permitido ofensas, conteúdo sexual, alguns fármacos e procedimentos cirúrgicos.
3. Marcas Registradas: O Google pode entender que você está se passando pela empresa, então é proibido inserir marcas de empresas registradas no seu anúncio.